CopyPastehas never been so tasty!

A "Mídia Ninja" não é jornalismo

by anonymous

  • 0
  • 0
  • 0
53 views

Opinião

CARLOS ARANHA

 

caranha@terra.com.br

 

Publicado no "Correio da Paraíba",

edição de 4ª feira, 14 de agosto de 2013

 

GOLPISTAS NEONINJAS

 

Em sua área, Cora Rónai é uma das jornalistas mais convincentes, consistentes e coerentes do País. Para que os neoninjas autodenominados midiáticos não perguntem quem é Cora e precisem consultar “papai Google”, antecipo que, pioneira do jornalismo de tecnologia, ela lançou, em 1987, no “Jornal do Brasil” a primeira coluna sobre computação na imprensa brasileira. Foi também a primeira jornalista brasileira a criar um blog, o “internETC.”, ativo desde 2001, e a dedicar-se à fotografia digital como ferramenta de comunicação. No jornal “O Globo”, onde trabalha desde 1991, criou o caderno de tecnologia "Info etc." É conhecida também pela defesa incondicional dos animais e do meio-ambiente.

Ontem, fiquei feliz ao ler uma postagem de Cora Rónai em seu blog. Transcrevo o início: “Virou moda falar mal da imprensa, detonar os jornais e as emissoras de televisão, achar que tudo o que publicamos é fruto de interesses escusos. Informação confiável só a de ‘movimentos sociais’, blogueiros chapa branca ou veículos a soldo do governo. Virou moda também criticar jornalista por ganhar salário, como se trabalhar por dinheiro não fosse o que, em última análise, fazemos todos, independentemente da profissão e do grau de satisfação que tenhamos (ou não) com o nosso trabalho”.

Em nome de muit@s companheir@s de profissão, de escrita, desafio a qualquer um desses “ninjas midiáticos” apresentar um texto meu sequer, desde que iniciei a profissão, representando interesses escusos. Sim, trabalho no que eles chamam de PIG (Partido da Imprensa Golpista). Trabalho com satisfação, até porque sei que os golpistas são eles. Foi também no “PIG” que combati a ditadura militar e lutei pelas Diretas Já (inclusive, coordenando o comitê do movimento na Paraíba)... Golpistas são eles porque querem calar a nossa voz, para implantar um modelo único de pensamento.

O “Correio da Paraíba” traz opiniões de vários tipos, assinadas pelos respectivos autores. Os blogueiros chapa branca fazem isso? Não, pois repito: golpistas são eles. Cito novamente Cora Rónai: “Mídia Ninja não é jornalismo. É relações públicas, um ramo da propaganda”. Em tempo: jamais os golpistas neoninjas conseguirão acabar com o jornalismo impresso.

 

@ CARLOS ARANHA é jornalista e escritor

Add A Comment: